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quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ultrapassando a velocidade do som.


Já vi pelo menos duas postagens sobre o assunto em outros sites. Mas invariavelmente com poucas fotos. No sábado passado (11/06) estava vendo um artigo sobre outro tipo de aeronave (daqui uns dias, material longo) e achei que deveria deixar um registrado aqui também. Afinal de contas sou fã de aviação de guerra e gosto muito da parte técnica. Abaixo uma descrição do que acontece quando uma nave ultrapassa a velocidade do som e o efeito que isso causa, sem falar das inúmeras imagens. Bom divertimento.


Quando uma aeronave ultrapassa a barreira do som (1.224 a 1226 Km/h ou aproximadamente 340m/s isso no ar) e o estrondo desaparece (?) "sonic boom" na verdade o avião não diminui a velocidade mas ao contrário (...)
Tudo se passa da seguinte forma: Quando uma aeronave se locomove, voa a uma velocidade consideravelmente baixa (inferior a 500 quilômetros horários diz-se nos meios aeronáuticos que ela está em velocidade subsônica, isto é, inferior á do som. Bom, primeiro vejamos o som. Se sabe que o som só se propaga se houver um meio de propagação (água,ferro, ar,etc....) caso contrário não haverá som (no vácuo por exemplo não há som). Pois bem, o som é um movimento contínuo de compressões e rarefações (descompressões) do meio de propagação. Quando algo (um avião por exemplo) emissor de som se locomove a uma velocidade subsônica (suponhamos que seja uma aeronave à 400 Km/h = 111m/s) o som dos seus motores viajam (o termo certo é propagam-se) à 340 m/s ,ou seja, 3 vezes mais rápido que a aeronave,isto é, o som dos seus motores está sempre à frente da aeronave (por isso escutamos primeiro o barulho de um bimotor por exemplo antes de avistá-lo) e radialmente ,ou seja, em todas as direções (360º). Quando uma aeronave voa a uma velocidade superior aos 500Km/h e próxima a alcançar valores iguais a 1224,7Km/h ela está em transição para atingir a velocidade do som então, diz-se que está em velocidade transônica. Nesse caso, as compressões e rarefações produzidas pelo som do motor continuam a propagar-se à 1224,7 Km/h mas, a velocidade da aeronave aumentou.Logo, a diferença entre velocidades diminuiu e se por suposição uma aeronave voe a 700km/h (como por exemplo o P-51Mustang (II Guerra Mundial) a diferença entre a velocidade do avião e a do som cai para 1,75 e, isso começa a provocar um acúmulo de compressões e rarefações à frente da aeronave uma espécie de barreira de ar que aumenta o arrasto (força contrária ao movimento) que deve ser levada em conta no projeto de uma aeronave. Agora imaginemos um Mirage da FAB à 1224Km/h (Mach 1). Nesse caso a velocidade da aeronave é exatamente igual ao do som produzido por seu turborreator e há um forte estampido (sonic boom) e considerável perda de estabilidade e controlabilidade e, é por esse fato que um avião nunca pode permanecer nessa velocidade mas, acima ou abaixo dela pois caso contrário poderia cair ou até mesmo despedaçar-se em pleno ar. Tudo funciona como uma tremenda turbulência. Agora pensemos além, imaginemos o mesmo Mirage à 1480Km/h (Mach 1,2 e diz-se que ele está em velocidade supersônica) ele voa mais rápido que o som (avistamos primeiro o avião depois escutamos o som do seu motor) produzido por seu poderoso Snecma p - 53 (nome do fabricante do motor e do motor) e o vôo agora é suave, controlável e estável embora não tenha havido redução de velocidade mas muito pelo contrário, houve um aumento da mesma!O SB (sonic boom) se dá somente na faixa muito próxima á velocidade do som (que varia com a temperatura e densidade do ar). Grosso modo pode-se exemplificar o que ocorre com a seguinte analogia: imagine um lago, agora suponhamos que alguém lançou inúmeras pedras de modo que formassem na superfície desse lago inúmeras ondas de elevada amplitude (altura) e logo depois fosse lançado á essas ondas uma rolha. A rolha ao passar por essas ondas terá a sua "navegação" perturbada, instabilizada, mas logo após ultrapassá-las voltará a flutuar suavemente. Pois bem, é aproximadamente isso que ocorre com um avião cuja velocidade é muito próxima à do som e depois a ultrapassa!!!!! Espero que tenhas entendido. Até mais!!!!!!!!
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Retirado do Yahoo respostas: Infelizmente não consta o nome da pessoa que fez essa explicação, diga-se de passagem, excelente. Só tem uma referencia com o nick VonFerlef






























Dica do amigo AMS logo abaixo!






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