No dia 11 deste mês (agosto) um erro por parte do sistema que controla o gerenciamento de publicidade no Facebook deixou mais do que evidente o que todos já sabem a xenofobia e o preconceito que existe entre países de varias localizações. O fato se deu quanto uma mensagem que deveria ser direciona aos países de língua portuguesa, por descuido chegou ao povo dos Estados Unidos! Não ficou no ar por mais do que 10 minutos, mas foram o suficiente para gerar o desconforto com alguns comentários nada educados. E, diga-se de passagem, já viu briga de vizinho terminar bem? Virou um festival de xingamentos de ambas as partes! Segue a reportagem abaixo!
Graças a um erro técnico, milhões de fãs americanos da página da Coca-Cola, no Facebook, tiveram acesso a uma publicação em português que gerou polêmica e uma série de manifestos preconceituosos por parte dos usuários da língua inglesa, na rede social.
A mensagem que dizia "Hoje é o Dia do Estudante! Se você faz parte dessa galera, mostra pra gente dando um Curtir ou comentando aqui. E parabéns ;)" foi publicada na manhã do dia 11 de agosto e tem gerado uma série de comentários malcriados por parte dos americanos no mural da página.
De acordo com um executivo da Coca-Cola, "todas as publicações são geotagueadas para que seus fãs possam ver apenas posts relevantes para a própria língua baseados no endereço de IP que possuem. Americanos os vêem em inglês, brasileiros em português e por aí vai. Mas algo deu errado e dois posts, um em português e outro em romeno, estiveram visíveis para todos por pelo menos 10 minutos".
Rapidamente, a Coca-Cola fez que os países de língua inglesa não conseguissem mais visualizar o post, mas alguns usuários fizeram questão de comentar, enquanto outros defenderam a diversidade. Rodrigo Viotto Chiarato zombou da atitude americana xenofobia e lembrou que os anúncios da gigante sempre trazem mensagens sobre a diversidade. Logo em seguida, o usuário Cody Greene respondeu "Já que é assim, diga ao seu povo que fique no país e não tente trazer drogas e parentes para cá!".
Ashley Brown, diretora de comunicações digitais e mídias sociais declarou por email: "Agora, esses posts só serão vistos pelos brasileiros e pelos romenos. Fizemos isso para evitar que os consumidores se confundissem. As publicações continuarão online, onde devem ficar". A Coca-Cola disse que ainda não pretende postar uma resposta oficial em seu mural acerca do ocorrido.
Nota: Deem uma olhada aqui para lerem alguns comentários. Foi desaforo pra tudo que foi lado!
Fonte: Adage
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta ai!