Esse foi um dos meus primeiros posts há um ano atrás, no MDig. Foi quando uma amiga (Thais) me perguntou de onde tirei meu nick (Tyr) e daí contei a ela via comentário. Ela gostou tanto que pediu para fazer um post. Hoje, como gosto muito da história e muitos amigos aqui da rede me perguntam, resolvi postar aqui também. Histórias escandinavas são parábolas disfarçadas de mitologia onde cada personagem tem uma função, mas que mostra que tanto pode ser do bem quanto do mal. Basta ver em que situação se encaixa e como você observa. Por exemplo: Thor, o deus do trovão e irmão de Tywax/Tiwaz era conhecido pela simplicidade, extrema bondade e um pacificador. É mais ou menos como é retratado hoje nas histórias em quadrinhos. Mas outro lado dele que ninguém – quase – conhece é que também era muito arrogante, um verdadeiro glutão á mesa e totalmente impulsivo. Baixava a marreta primeiro e perguntava depois. Bem, segue abaixo a história que li há vários anos atrás. Quando fui me cadastrar no site, pensei primeiro em Thor mas não tinha muito a ver comigo, daí lembrei-me de Tyr outro nome de Tywax/Tiwaz e daí me decidi por este. Boa leitura.
... lembrei da fábula do lobo Fenris ( não me enche e vê a Wikipedia ), que foi adotado e criado por Odin, para ser o castigo sobre os humanos!
Fenris, sendo aceito por Odin, foi entregue a Tyr para ser adestrado!
Uma fera implacável! Não se detinha por nada e nem ninguém! Só a fúria o controlava. Então foi entregue a Tyr, filho adotivo de Odin – seu pai verdadeiro era Ymir, o gigante de gelo – para ser adestrado!
Como a fera era incontrolável, Tyr chamou os doze ( depois escrevo sobre isso ) para em comum acordo decidirem o que ser feito da fera! Todos concordaram: Pior não havia! Deve ser enclausurada!
Assim foi feito! Fenris, sob todas as formas foi aprisionado! Correntes, calabouços, celas! Mas nada o prendia! Então os 12 decidiram: Um desafio a besta seria necessário.
Se Fenris, conseguisse escapar ao domo das correntes que estes o submetessem, estaria livre para sempre, do contrario se submeteria a Odin! Fenris aceitou!
Os 12 pediram aos irmãos trolls ( desses, depois escrevo também ) que fizessem algo impossível de ser quebrado!
Assim os irmãos trolls o fizeram!
Utilizaram coisas impossiveis de serem encontradas. As raízes de uma montanha, o silencio de uma mulher, o som de uma planta crescendo. Então forjaram a corrente!
Fenris foi levado próximo ao rio da vida ( nem ouso escrever o nome aqui! ) para ser preso! Como suspeitou da artimanha disse:
_ Caso daqui não sai, quero minha garantia!.
Ao que todos responderam:
_ Peça, é teu direito!”
Que um de vocês seja meu refém!
Todos se reuniram e Tyr, assim disse:
_Sou o encarregado disso! Que seja eu!
O Lobo exigiu a mão de Tyr em sua boca, caso o teste não saísse a seu gosto! Assim foi feito!
Quando os grilhões foram atados ao lobo e este se viu preso, domado sem ter como escapar, de imediato travou as presas....
Tyr perdeu a mão direita!
A fera foi presa!
Na mitologia normanda ou nórdica, Tyr era o deus da guerra! Hoje é o da justiça! Fenris é o cão que guarda os portões do inferno.