segunda-feira, 11 de abril de 2011

A fábula de Fenris e Tywax.

Esse foi um dos meus primeiros posts há um ano atrás, no MDig. Foi quando uma amiga (Thais) me perguntou de onde tirei meu nick (Tyr) e daí contei a ela via comentário. Ela gostou tanto que pediu para fazer um post. Hoje, como gosto muito da história e muitos amigos aqui da rede me perguntam, resolvi postar aqui também. Histórias escandinavas são parábolas disfarçadas de mitologia onde cada personagem tem uma função, mas que mostra que tanto pode ser do bem quanto do mal. Basta ver em que situação se encaixa e como você observa. Por exemplo: Thor, o deus do trovão e irmão de Tywax/Tiwaz era conhecido pela simplicidade, extrema bondade e um pacificador. É mais ou menos como é retratado hoje nas histórias em quadrinhos. Mas outro lado dele que ninguém – quase – conhece é que também era muito arrogante, um verdadeiro glutão á mesa e totalmente impulsivo. Baixava a marreta primeiro e perguntava depois. Bem, segue abaixo a história que li há vários anos atrás. Quando fui me cadastrar no site, pensei primeiro em Thor mas não tinha muito a ver comigo, daí lembrei-me de Tyr outro nome de Tywax/Tiwaz e daí me decidi por este. Boa leitura.







... lembrei da fábula do lobo Fenris ( não me enche e vê a Wikipedia ), que foi adotado e criado por Odin, para ser o castigo sobre os humanos!


Fenris, sendo aceito por Odin, foi entregue a Tyr para ser adestrado!
Uma fera implacável! Não se detinha por nada e nem ninguém! Só a fúria o controlava. Então foi entregue a Tyr, filho adotivo de Odin – seu pai verdadeiro era Ymir, o gigante de gelo – para ser adestrado!

Como a fera era incontrolável, Tyr chamou os doze ( depois escrevo sobre isso ) para em comum acordo decidirem o que ser feito da fera! Todos concordaram: Pior não havia! Deve ser enclausurada!

Assim foi feito! Fenris, sob todas as formas foi aprisionado! Correntes, calabouços, celas! Mas nada o prendia! Então os 12 decidiram: Um desafio a besta seria necessário. 

Se Fenris, conseguisse escapar ao domo das correntes que estes o submetessem, estaria livre para sempre, do contrario se submeteria a Odin! Fenris aceitou!

Os 12 pediram aos irmãos trolls ( desses, depois escrevo também ) que fizessem algo impossível de ser quebrado!

Assim os irmãos trolls o fizeram!

Utilizaram coisas impossiveis de serem encontradas. As raízes de uma montanha, o silencio de uma mulher, o som de uma planta crescendo. Então forjaram a corrente! 

Fenris foi levado próximo ao rio da vida ( nem ouso escrever o nome aqui! ) para ser preso! Como suspeitou da artimanha disse: 

_ Caso daqui não sai, quero minha garantia!. 

Ao que todos responderam: 

_ Peça, é teu direito!”

Que um de vocês seja meu refém!

Todos se reuniram e Tyr, assim disse:

_Sou o encarregado disso! Que seja eu!

O Lobo exigiu a mão de Tyr em sua boca, caso o teste não saísse a seu gosto! Assim foi feito!

Quando os grilhões foram atados ao lobo e este se viu preso, domado sem ter como escapar, de imediato travou as presas....

Tyr perdeu a mão direita!

A fera foi presa!

Na mitologia normanda ou nórdica, Tyr era o deus da guerra! Hoje é o da justiça! Fenris é o cão que guarda os portões do inferno. 

27 comentários:

Anônimo disse...

que porcaria de história e que porcaria de post e novamente que porcaria de blog!

Anônimo disse...

Desse post não gostei tambem não. Mas tá indo bem!

Tyr.Marcelo disse...

Toda opinião tem sua serventia.
Um elogio enaltece o que a gente se propõe a fazer.
Uma critica, indica erros e tendencias.
Dito, isso agradeço! Abraços!

Anônimo disse...

Eu gostei muito do post, quando vi o nome Fenris e Tywax já me chamou a atenção, amo a mitologia nórdica bem como outras mitologias, parabéns mais uma vez.

JairNogueira disse...

E eu digo uma coisa, quem dera metade dos blogs que vejo (e quando vejo) tivessem esse padrão.
Filho, não desanima não! Tô lendo quase todo dia. Vou criar uma conta e me cadastrar aqui.
Tudo de bom.

Gerson disse...

Pois eu vou dizer que acho que li a mesma história a 30 anos atras e ta igualzinha.
Parabéns!
O blog tá uma droga? Desse jeito? Então continua assim!
Ps: como eu crio uma conta?

Tyr.Marcelo disse...

Gerson.
A melhor maneira, que acho mais fácil é abrindo uma conta no google mail. Ai automaticamente vc pode se cadastrar. É bem fácil!
[ ]´s

Jonas disse...

A historia ja havia lido. Mas gostei.
O blog nem tem um mes e o pessoal daqui gostou.
Negão! Parabéns!

Marcia Campanha disse...

Histórinha pro fim de semana. Muito boa, sem complição e fácil de entender. Escreve melhor que muitos que ja via por ai. E olha que leio muiot.
Bjs. Ja adicionei o blog.

Hugo disse...

Seria melhor vc ter ficado quieto ao invés de postar informações erradas. ;)

Primeiramente, o nome é TÝR ou TÍWAZ

"E assim os anões o fizeram, e Gleipnir foi forjada com seis ingredientes fantásticos. O primeiro ingrediente era o som da queda de um gato. O segundo era a barba de uma mulher. O terceiro, a raiz de uma montanha. O quarto era a sensibilidade de um urso. O quinto era o suspiro de um peixe e o sexto o cuspe de um pássaro."

ANÕES . A-N-Õ-E-S!!! E NÃO TROLLS.

---------------------------------------
Fenris/Fenrir NÃO queria um refém, queria um sinal de boa fé!!!!
"If you bind me so that I am unable to release myself, then you will be standing by in such a way that I should have to wait a long time before I got any help from you. I am reluctant to have this band put on me. But rather than that you question my courage, let someone put his hand in my mouth as a pledge that this is done in good faith."[15]
With this statement, all of the Æsir look to one another, finding themselves in a dilemma. Everyone refused to place their hand in Fenrir's mouth until Týr put out his right hand and placed it into the wolf's jaws. - Poesia de EDDA
-------------------------
Eu queria saber daonde tirou a ideia de que Fenris é o guardião do inferno.
Certeza que não confundiu com Cérbero da MITOLOGIA GREGA??
-------------------------
tsc tsc tsc lastimável

Tyr.Marcelo disse...

Hugo, desculpa, mas discordo.
Tyr/Tywax - É como é conhecido.
Fenris/Fennir/Fenir, depois de contido ficou encarregado de guardar Hell (inferno)
Os anões (se preferir) eram trolls.
E que bom que existe a Wikipédia! Eu mesmo conferi antes de postar aqui.
Vc leu o texto mesmo? tsc tsc tsc[2] lastimavel[2]

Hugo disse...

Tymax (não existe esse nome na mitologia nórdica)

Ahuahauhauhau
Você não está falando sério a respeito de anões serem iguais a trolls, está? o.O
Engraçado você discordar do poema nórdico. Dos próprios contos nórdicos!

"As raízes de uma montanha, o silencio de uma mulher, o som de uma planta crescendo. Então forjaram a corrente! "
O silêncio de uma mulher??
Hauahuahua
Daonde tirou isso??????????????


Bom mesmo, e quem bom que existam outros sites e livros sobre mitologia ;).

"Fenris/Fennir/Fenir, depois de contido ficou encarregado de guardar Hell (inferno)"
Por favor, qual a sua fonte?
Posso citar umas 8 fontes se preferir, e nenhuma dirá que Fenrir é guardião do inferno (inferno na verdade não é da mitologia nórdica, a palavra correta seria Niflheim ou Nivlheim).

"The wolf continued to howl. To silence him, the gods thrust a sword into his mouth, hilt on the lower jaw and point on the palate. Blood and saliva flowed out, forming a great river. Thus silenced, Fenrir remains bound until Ragnarök, when his fetters will break, and he will swallow Óðin in a single bite. "

Realmente, lastimável [3] e lamentável

Lucas_Souza disse...

Eu nem ia comentar, mas quando atualizei eu li.
Tyr, não esta totalmente correto, mas não esta errada.
Fennir na mitologia escandinava é o cão que guarda os portões de Hell e sera liberto no Ragnorok. Ja vi pelo menos 6 versões diferentes do que foi feito as amarras que o prendem.
Ja vi Tyr/Tÿr/Tiwax/Tywax então, ninguém aqui é europeu pra ter razão.
E Tyr é Padroeiro na Alemanha, só não sei do que. Quanto ao que está na Wikipédia, ja foi atualizado pelo menos 5 vezes no ano passado... Então... o rapaz se estendeu por nada.
Bom texto.

Tyr.Marcelo disse...

Hugo, de onde tirei?
Inventei? Que parte de fábula voce não entendeu?
Li essa história quando tinha 13 anos. Isso ja foram a 27. Pesquisei antes de postar. Não tem a obrigação de fazer uma cópia da Wiki. Veja bem, fábula! Voce deve saber o que é.
[ ]´s

Hugo disse...

HAuhuau

Bela desculpa, mas não colou.

Isso não é chapeuzinho vermelho para você achar que é algum dos Irmãos Grimm, e sair inventando e modificando.

Tá falando muito da Wiki, eu fiz algumas cópias, mas tenho mais fontes.

Ainda estou rindo com trolls, a confusão de Fenrir com Cérbero e o silêncio de uma mulher (foi uma piada boa, já que é algo impossível, haha).

Bom, vamos encerrar por aqui, já disse os pontos controversos ;)

Tyr.Marcelo disse...

Hugo, volte sempre! Preciso de incentivo pra ser cada vez melhor!

Hide. disse...

Troll detect? Sempre tem.
Bom eu gostei, tambem ja li algo semelhante e ta romanceado e não aquela coisa enfadonha de se ler na Wiki. Quem gostar, que goste!

Hugo disse...

Se eu ver de novo no Ocioso eu volto sim ;)

Hide - Nem cara, num preciso agir como Troll (ou anões, parece que dá no mesmo por aki).
...
Já ia me delongar...tsc tsc tsc.

Tywax - Bom, sucesso pra ti, tomara que o próximo post seja melhor ^^

http://ipswitch.tripod.com/
http://www.pantheon.org/areas/mythology/europe/norse/articles.html
http://www.pantheon.org/
http://www.hurstwic.org/

Umas fontes interessantes para algum possível futuro post sobre mitologia...se precisar, é claro ^^.

Tyr.Marcelo disse...

Como Tyr foi adotado por Odin.

Hugo disse...

Sim.

Ah, um elogio àquela parte na qual diz que muitas vezes as pessoas só conhecem a parte boa ou má dos personagens.
Acho o Loki muito interessante. (a maioria o vê como vilão e que nunca fez algo bom).

Tyr.Marcelo disse...

Loki, também filho adotivo de Odin, ficou conhecido, graças as HQ's como deus da mentira e da trapaça. Mas no literal era o deus de astucia. Coisa que o povo escandinavo aprecia muito.
Dai ter ficado com a fama de mau. Mas hora ela ajudava os deuses, ora fazia alianças com os inimigos.
Como dito, romanceado.
[ ]´s

Jonas disse...

Tyr, fazendo amizades?

Tyr.Marcelo disse...

É! Minha simpátia em ação!
Hugo: Por tua culpa (com os links) minha namorada foi ler e tá me enchendo o saco com Tyr/Tywax/Tiwaz.
Brigado mesmo! Tu é um doce de rapaz!

Harry disse...

Porque não escreve o nome do rio da vida? Oo

Tyr.Marcelo disse...

Harry
Ainda não havia entendido o por que de tantos implicarem com uma fábula. Mas o Hugo, ai logo acima, me deu uma bela idéia.
Os povos escandinavos, por volta do século X, aceitaram o cristianismo por haver muitas semelhanças. Dai me ocorreu contar, pelo menos, uma delas para poder fazer comparações. Minha namorada tá adorando!
Ai, pode ter certeza, tudo se encaixa. E os nomes, apesar de serem dificeis, publico todos.

Grato!

Lara disse...

Apesar dos pesares. Bom! Gostei!
Vou te enviar um mail! Tenho algo pra oferer

SilviaCris disse...

Prefiro Tyr.
Quanto ao texto, li os links que o Hugo indicou, traduzi e li. O que o texto aqui propoe é uma resenha, ele evitou ou nomes próprios afim de simplificar e tornar a leitura leve. E o resultado é bom. Para maiores informações:
www.pt.wikipedia.org/wiki/Tyr

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!