quinta-feira, 15 de março de 2012

Pistola Glock G25/G28 calibre 380 (. 38).


Falando um pouco de armamento, munição e tiro, como sempre, me deparei com essa pistola que é de uso de curto alcance, mas que tem propriedades técnicas excepcionais. O que já vale mencionar aqui em um artigo. Mas a verdadeira curiosidade sobre essa arma é que ela foi transformada em uma espécie de lenda por artigos de pessoas que se diziam especializados. Virou uma confusão.


Em 1985 um artigo da Washington Post afirmava que esse modelo de arma tinha a capacidade de ser completamente invisível ou indetectável aos aparelhos de raios-X e a detectores de metais. ERROU. Na verdade é tão comum e normal como qualquer outra pistola, afinal o ferrolho e cano são de aço, o que torna essa história uma verdadeira fantasia.

O sistema de rebatimento é outro ponto que criou certa mítica. Em filmes é comum notar que o usuário pressiona o gatilho e a pistola descarrega complemente o pente de munição e simplesmente continua armada. ERRO. O sistema da Glock ao termino da munição, que utiliza justamente a ejeção para alimentação simplesmente para na posição de abertura. Ou seja, fica aberta para municiamento mais rápido e não o contrário como mostram.

Especificações técnicas e observações.

O que torna esse modelo especialmente singular é justamente esse ponto. O sistema de alimentação da câmara de disparo. Ele é tão preciso no funcionamento que praticamente não trava sob hipótese alguma, sendo de uma coesão de funcionamento que torna praticamente impossível o ferrolho travar, o que no meio ferramenteiro/armeiro chamam de gravata. O vídeo abaixo exemplifica isso, é bem simples e bem curto.

O sistema de mola do pente de recarga é outro fator que transformou essa arma na preferência dos especialistas em segurança e controle de população. Motivo: Como é feito com uma fibra metálica com propriedades elásticas excepcionais o problema da mola é praticamente inexistente. Ou seja, não há muita fadiga do material por estar por muito tempo flexionado pelos projeteis e não causa o efeito fadiga. Aquele em que a mola não funciona adequadamente e não tem força para impulsionar os estojos para cima. Só não é bom abusar disso.

Precisão e melhor sistema de trava são outras coisas que chamam a atenção nessa pistola, como tanto a G25 como a G28 tem cano com alma raiada no sentido anti-horário e mais estreiteza entre as ranhuras isso imprime ao projétil um giro maior sobre seu centro gravitacional, o que por sua vez gera mais direcionamento e precisão. Aliando-se á isso o fato que a arma possuiu um sistema de travamento duplo no disparo (dois estágios) isso diminui o coice que ela cria e possibilita ter mais precisão tanto no primeiro disparo quanto nos subseqüentes.

Partes criadas em fibra de carbono e matérias mais leves e mais resistentes também são o grande diferencial desse modelo, fica mais balanceado para qualquer tipo de usuário e facilita sua manutenção já que em outras marcas o maior empecilho é justamente a corrosão de mecanismos menores e eventualmente o mau funcionamento da arma. Coronha, calha superior e inferior, guarda do gatilho e outras peças menores não têm esse problema com essa pistola.

Agora, segue aqui um vídeo em que um equipamento criado na Rússia foi adaptado á ela para aumentar sua capacidade de municiamento. Repare como ela na pratica vira uma mini-metralhadora.


No caso a pistola utilizada é uma G17, mas o dispositivo também foi adaptado para outros modelos.

Fonte: Glock, Wikipédia, Magnum (Revista especializada em armamento e munição).

1 comentários:

Anônimo disse...

Massa pra destrui um safado

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!