Atualmente quando é necessário tirar ou renovar sua cédula de identidade isso é feito sem custo algum pelo menos em onze estados além do Distrito Federal. Como dito, atualmente...
A nova cédula de identidade, com chip, código de barras e que integra vários documentos como RG, CIC, Titulo de Eleitos e CNH vai ter de ser paga. Até ai, tudo bem. Mas o valor...
Cerca de R$ 40,00 (quarenta reais) é o custo definido pelo governo federal para emitir o novo documento e este passa a valer a partir deste ano. As identificações antigas ainda valerão por nove anos.
O governo federal cogita em baratear esse valor para ao menos 50% até o mês de julho, mas mesmo assim já tem muita chiadeira por ai.
É bem verdade que um documento unificado elimina várias dores de cabeça na hora de portar e se identificar e que a tecnologia de chips no documento vai transformar fraudes em algo muito mais trabalhoso e difícil de ser feito, sem falar na praticidade de identificação para vários serviços e tramites legal. Mas vamos e venhamos repassar esses custos para a população não esta me parecendo muito correto. Quem criou o serviço não pensou nisso na hora de orçar a capacidade média do cidadão para poder adquirir isso? Será que, novamente, é o povo que tem de pagar a conta?
Espero francamente que revejam isso, não estão sendo nada razoáveis com a população, que já anda pelas tampas com desfeitas.
Fonte: Folha.com