segunda-feira, 18 de julho de 2011

China – ICAR Xing-Ling

Não é novidade nenhuma que a mania dos chineses é pegar algo pronto, ‘melhorar’ e por no mercado. Isso é redundante. Mas o que eu não sabia até ler a noticia que é a matéria deste post é que a Igreja Católica na China é uma ramificação da Santa Sé. O partido comunista quando assumiu o controle no país em 1951 criou sua própria versão da Igreja Católica. O resultado tem sido até agora um desastre sobre outro e nessa semana culminou com a excomunhão de um bispo ordenado sem a autorização do Papa (O original! Vai que também tem um genérico lá!). Vejam na noticia logo abaixo!


O Vaticano afirmou que um bispo ordenado na China nesta semana sem aprovação do papa Bento 16 desafiou a Santa Sé e foi automaticamente excomungado. Em meio a um profundo impasse com Pequim, o Vaticano emitiu um comunicado duro denunciando a ordenação e dizendo que o papa "mais uma vez lamenta a maneira com que a Igreja na China está sendo tratada".

A China danificou os laços com a Santa Sé em 1951, depois que o Partido Comunista assumiu o poder no país e criou sua própria Igreja sem a autoridade do papa. O governo chinês reconhece o papa como líder espiritual, mas rejeita sua autoridade na nomeação de padres e bispos. O comunicado do Vaticano diz que os chineses católicos têm o direito de "agir livremente, seguindo sua consciência e permanecendo leais" ao papa.

O reverendo Joseph Huang Bingzhang foi consagrado bispo de Shantou pela Igreja Católica chinesa, controlada pelo governo, na quinta-feira. Foi a terceira ordenação como essa na China sem aprovação do papa em oito meses. O Vaticano insiste que o papa é o único que tem direito de nomear bispos. A China diz que essa posição é uma interferência externa. As informações são da Associated Press.


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!