terça-feira, 2 de agosto de 2011

Foxxconn – Eles, robôs!


Não é a primeira vez, também não vai ser a ultima vez que ouviremos falar de maquinas substituindo pessoas no trabalho, afinal de contas o futuro é daqui a 1 segundo! A empresa que vocês verão – Foxxconn - tem sérios problemas de produção e já se envolveu em casos desastrosos de má conduta com relação aos funcionários com turnos de trabalhos que chegam (ou ultrapassam) a escravidão. Por conta disso, em dois anos ela investiu pesado em tecnologia de produção. O resultado? Leia a matéria. Fiz um resumo.


O presidente da Foxconn anunciou a intenção de colocar 300 mil robôs ao serviço da linha de produção da empresa já em 2012 e de atingir o milhão de trabalhadores não-humanos em 2014. O fabricante de componentes eletrônicos conta já com 10 mil robôs a operar nas suas fábricas. Analistas associam a automatização da mão de obra ao aumento dos custos laborais, avança a Reuters.

Conhecido especialmente como fabricante da linha de produtos Apple, o Foxconn Technology Group tem outros clientes de peso, como a Nokia e a HP, a Sony e a Nintendo. Os consoles Wii e as playstations são outros populares produtos que passam pela linha de produção da Foxconn.

No último ano, o nome da empresa foi alvo de notícia por motivos mais humanos do que tecnológicos: as condições laborais dos trabalhadores da empresa chinesa foram colocadas em causa em greves de grande impacto, e um elevado número de suicídios nas fábricas chinesas da Foxconn fez soar o alarme de algumas ONGs.

Ainda no final do último mês, um funcionário caiu de um edifício de uma fábrica da empresa, em Shenzhen, e morreu. O trabalho ininterrupto na linha de produção – correspondente, em certos casos, a jornadas de 15 horas – tem encontrado eco nas críticas à Foxconn por analistas e membros de organizações não governamentais (ONG).

Em Julho a Euronews anunciou que a Foxconn comprou uma unidade da divisão da Manufacturing Facility Sale da multinacional Cisco, em Juarez, no México. O grupo tem sido ainda notícia pelo investimento no ramo dos celulares no Brasil.

A Foxconn tem sede em Taiwan, e foi fundada em 1974 como empresa de produtos de plástico.

Fonte: Publico

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!