sexta-feira, 22 de abril de 2011

Aranhas pelo mundo.



Além de altura, aranhas têm sido uma das maiores fobias dos seres humanos. Grande parte dos especialistas concorda que é devido ao nosso passado evolutivo quando lidávamos com aranhas venenosas e assim, subconscientemente desenvolvemos esse mecanismo - medo - como forma de sobrevivência Atualmente as aranhas estão por todo o mundo e são de diversos tamanhos e vários níveis de toxidade do seu veneno. Então se você odeia aranhas, recomendo que não veja esse post.
1 – Laos: Casa da aranha gigante.

A Aranha gigante tem esse nome, por justamente, ser a maior aranha do mundo em termos de extensão das pernas. Para se ter uma idéia, algumas chegam a atingir 30 (trinta) centímetros cada perna. Ela foi identificada pela primeira vez em 2001 no Laos. Somente na ultima década foram identificadas mais de 1.000 novas espécies no Mekong e nas regiões próximas. Vários biólogos ficaram surpresos de uma aranha como essa não haver sido descoberta antes. Como dito a World Wide Fund para a revista Nature “Algumas destas espécies  não tem nenhuma descoberta recentemente”
Os especialistas acreditam se tratar de uma aranha com hábitos cavernícolas por sua coloração pálida.

2 – Brasil: Lar da segunda maior aranha.

Certo, a aranha anterior é realmente grande, e enquanto ela é a maior aranha, não é a mais assustadora que você pode encontrar. Este titulo cabe a BirdeaterGolias, que é encontrada na América do Sul, principalmente no Brasil. É um membro do grupo das tarântulas e foi considerada a maior aranha do mundo até o descobrimento da nossa amiga no primeiro item. A razão de seu nome é porque já foi testemunhada uma dessa espécie capturando e comendo um beija-flor.

Com o tamanho de 28 centímetros e o peso médio de até 200 gramas são encontradas em áreas pantanosas. Infelizmente para os machos, as fêmeas vão acabar com eles após o acasalamento. Essa aranha tem um tempo de vida de 25 anos em média. Ela pode ser grande, mas é bastante inofensiva para os seres humanos, tirando fora os ataques cardíacos. Essa espécie não é venenosa. Alimenta-se de insetos, mas também se podem ser roedores, lagartos, morcegos e até mesmo de algumas cobras.


3 – Brasil: Lar, também, da aranha mais venenosa.

Outra aranha que é bem conhecida, não pelo tamanho, mas pela potencia do veneno e á Wandering. É dada como a mais venenosa do mundo. Ela é muito agressiva também e é encontrada em toda a América Latina e Central, principalmente no Brasil.

Tem seu nome baseado no fato que vagueia pelo chão de florestas, á noite, ao invés de ficar em sua teia. Durante o dia pode ser encontrada em cupinzeiros, troncos caídos e em arvores de bananeiras. Também se esconde em lugares escuros e úmidos ou perto de onde exista habitação humana.

Como age seu veneno: A neurotoxina faz com que se perca o controle muscular, a respiração se torna difícil e eventualmente a vitima fica paralisada e acaba se asfixiando. Segue-se então a dor intensa e inflamações devido ao veneno. O mais curioso disso é que em caso da vitima ser homem o veneno causa uma ereção que dura por muitas horas sendo extremamente desconfortável e pode levar a impotência.

4 – Austrália: Aranhas que atacam.

Embora a Austrália não tenha muitas ocorrências de acidentes com aranhas - cerca de 0.14 mortes para cada 1 milhão de pessoas - ainda é um lugar com muitas aranhas mortais. Talvez as aranhas mais mortais se encontrem ali.

Algumas aranhas encontradas na Austrália que podem levar um ser humano a morte:

• A australiana Funil-Teia de Aranha é uma das mais perigosas do mundo e, muitas vezes, mordem e não fugem. É tipicamente encontrada dentro de 100 km de Sydney e sua toxina é altamente tóxica para os primatas. Os machos têm o veneno mais potente do que as fêmeas e são encontrados freqüentemente no verão. Picadas  dos machos resultaram em morte caso um soro não seja aplicado.

• A Aranha vermelha não morde freqüentemente, mas quando ela faz isso é altamente tóxica e perigosa para os idosos e crianças. Cerca de 20 por cento das pessoas picadas pela aranha necessitam de tratamento. Não houve mortes desde 1956, quando o soro foi criado. Os sintomas típicos geralmente envolvem dor leve, que é a curto prazo. É claro, picadas também podem causar dor extrema e transpiração, bem como o inchaço dos gânglios linfáticos e inchaço pelo corpo. Outros efeitos que podem resultar da mordida incluem convulsões, coma, insuficiência respiratória e mais, dependendo da pessoa que foi mordida.

Aranha comedora de ratos que tem um veneno mortal, que pode causar sérios danos aos seres humanos. Os sintomas graves podem se desenvolver e requerem tratamento de emergência médica, mas as mordidas são raras e não houve mortes registradas de humanos.

• As pequenas aranhas australianas não são muito agressivas, mas elas vão defender os seus ninhos e fazer exibição as ameaça que cheguem perto delas. Elas podem se mover rapidamente e muitas vezes invadem casas.

 • A aranha branca não é tão perigosa como outras aranhas, mas ainda não é agradável para se estar por perto. Sua mordida causa geralmente o mesmo tipo de sintomas, como uma picada de abelha, mas na ocasião, vômitos, náuseas e dor de cabeça pode se sentir.

As aranhas não são muito agradáveis ​​para a maioria de nós, e enquanto só alguns são verdadeiramente perigosos para os seres humanos, todos nós as tememos. Se encontrar com uma Daddy Long Legs ou uma Huntsman com certeza vai sentir um pavor tremendo. 

Autor: Craig Baird

1 comentários:

Unknown disse...

Olá! Gostei do seu post porque hoje, coincidentemente, também escrevi um post (http://supersugoi.net/?p=285) sobre aranhas. Nele, tentei contar de forma engraçada uma invasão de araninhas na minha casa, que aconteceu dias atrás.

Não sei se você tem medo delas. Eu, no momento, estou catatônica.

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!