quarta-feira, 6 de abril de 2011

Entendendo o que é e o que fez a WikiLeaks.

WikiLeaks é uma organização com sede na Suécia, que publica em seu site material de fontes anônimas, bem como documentos, fotos, depoimentos que por ventura “vazem” de governos ou empresas sobre assuntos estratégicos.

O Wikileaks, administrado por The Sunshine Press, foi lançado em dezembro de 2006 e, em meados de novembro de 2007, já continha 1,2 milhão de documentos. Seu principal editor e porta-voz é o australiano Julian Assange, jornalista e ciberativista.

Feita a introdução, agora a explicação do porque deste post! Como devem saber, ou talvez não, ano passado, 2010, a WikiLeaks tornou publica várias informações de cunho sigiloso do governo norte-americano. E quando digo sigiloso, eram mesmo!. Documentos que iam desde memorandos das embaixadas á dados da CIA e FBI. Isso já da uma idéia do potencial da informação.


De momento, os Estados Unidos não deram muita importância, ou no melhor estilo da casa, fingiram que não eram dados verdadeiros. Erraram! Quando os países citados botaram os olhos no que estava ali e cruzaram informações, chegaram a conclusão que os dados estavam corretos e que nem em sonho, um mero e reles site saberia de detalhes como os que foram mostrados.

Resultado imediato: Muitos ainda estudam o que devem fazer quanto ao que foi exposto, pois os relatórios e as informações prejudicam em primeiro lugar a parte observada e em segundo lugar a parte observadora. Traduzindo: Quem foi espionado e quem fez – ordenou, se preferir – a espionagem!

Isso, digo, não se torna um entrave para os inimigos declarados! Afinal de contas, era de se esperar. Mas aqueles que se julgavam aliados, estão olhando para os Estados Unidos já de uma maneira, um tanto quanto diferente. A União Européia que o diga. Com informações privilegiadas e “arapongas” plantadas nos locais certos, os cursos tanto da economia quanto da sociedade ficam mais fáceis de serem manipulados ou preventivamente controlados.

Segue aqui dois links que foram escritos por mim a um site amigo que já começa a registrar os estragos feitos pelas denuncias da WikiLeaks. São detalhados nos casos e quem acabou de ler esse artigo não vai ficar perdido na história.




Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!