sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Otameshi (Tameshi-giri) - Prova de corte de espadas samurais - ためし-義理


No Japão feudal a arte da espada era extrema. Requeria um alto grau de conhecimento de forja, manipulação e preparo do metal. Essa técnica de moldagem era passada de pai para filho invariavelmente. Um bom forjador na época valia muito. Hoje vale muito mais. É praticamente artesanal a construção de uma boa espada samurai.


Nos dias em O Japão era comandado pelo regime conhecido como Xogunato, existiam famílias especializadas na produção de espadas. Mas também existiam homens especializados na prova de corte da espada. Eram os otameshi-yaku ou Tameshi-yaku.

Otameshi (Tameshi) era a especialidade de testar o fio da navalha e resistência do metal, bem como seu equilíbrio e envergadura da espada. Aqui algumas especialidades.

A prova de corte em bambu – Uma boa espada deveria cortar sem lascar um bambu, de aproximadamente 50 centímetros de diâmetro em um único golpe.

A prova de corte de juta – São fibras de cascas de arvores ou junco, desfiadas e molhadas que tinham a densidade semelhante a do corpo humano. O golpe deveria ser também, único e não deixar o menor sinal de fiapo no golpe.

A prova do impacto – O mais difícil talvez. O provador deveria com a concentração da força no golpe executar um golpe contra a água. Sim, água! A concentração e experiência do provador eram tamanha que, caso, o metal não fosse de boa qualidade ele se trincaria, partiria ou envergaria.

A prova de corte com chifres de cervos – Um feixe de chifres de veado tem uma dureza maior que a de muitos matérias, e a espada deveria além de conseguir cortar o maço de chifres num único golpe, também, ter um corte uniforme sem deixar lascas.



A prova de corte em corpos humanos – Talvez a mais aterradora. Quando era requerida esse tipo de prova de corte em espadas destinadas a oficiais ou até mesmo ao Xogum, era solicitada a presença de um otameshi-yaku experiente. Também era requisitada ao encarregado da prisão a providencia de conseguir um corpo para o teste. O encarregado deveria providenciar um corpo que não possuísse manchas, micoses, não fosse o corpo de um samurai, monge ou abade. Somente os corpos de civis eram utilizados nesse objetivo. Um corpo do executado, com sua cabeça junto ao mesmo – maior parte das execuções eram por decapitação – seguia para o pátio da área destinada ao teste. O otameshi-yaku, desmontava a espada, testava seu balanceamento e envergadura e após isso, posicionava o corpo para o inicio do teste. Esse, golpe a golpe era desmembrado e a cada golpe era observada a lamina para se verificar se havia variações em seu estado.

Esse procedimento durou até o fim do Xogunato e foi mantido até a década de 30. Após isso foi substituído pela prova com outros materiais. Mas a função de otameshi, ainda existe no Japão. As espadas são símbolo do país. E muitos até hoje, preservam estas como status de descendentes de famílias samurais.

Nota: Quando vi isso pela primeira vez, o termo estava escrito (traduzido) "Otameshi", agora que vi novamente artigo similar este esta traduzido, várias vezes, como Tameshi. Pelo sim, pelo não, as duas referências devem ser válidas. Ideogramas sempre perdem algo na tradução.

por: Tyr

10 comentários:

Anônimo disse...

Agora sim! Parabéns! Ficou bom.
Abraços.

Anônimo disse...

Um ótimo post, interessante e bem escrito. Parabéns.

Anônimo disse...

Post fenomenal.
Parabéns

joas disse...

Até que enfim um post decenta na net. Parabens

Anônimo disse...

bambu de 50cm de diâmetro? tem certeza?

Anônimo disse...

Deve ser um feixe de bambú com 50 cm de diâmetro.
Mesmo assim, o post é interessante.

Tyr.Marcelo disse...

Com relação a escalas (da espessura) eu mesmo fiquei na duvida e refiz as contas. Era isso mesmo. Cerca de 50 centímetros de diâmetro!

Anônimo disse...

Existe uma espécie de bambu que cresce 90 centímetros em um dia. Imagino que seja fácil para o mesmo adquirir um diâmetro monstro, para manter a força necessária para ficar em pé.

Pedro Jungbluth disse...

Bambu de 50 cm de diâmetro????

mitsuo disse...

procurem por Isao Machii, ele atualmente é o melhor "Samurai" desta epoca, olhando o que ele faz fica dificil acreditar que existia samurais mais habilidosos que ele. e existia. depois procurem por katana vs .50cal, que é artilharia anti-aérea, depois de ver isso, vai ver que bambu de 50cm não é nada.

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!