segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama Bin Laden: Relato de seu fim.



Não vou fazer apologia a isso muito menos dizer que me sinto aliviado pelo fim da vida de quem, por ideologia e fanatismo, cometeu um dos piores atentados que a humanidade já presenciou. Mas a obrigação de blogueiro é semelhante á de um repórter. Informar. Vai ficar aqui registrado um fato que, em minha opinião, não tem precedentes.

Segue abaixo a reportagem do jornal "O Popular" de Portugal.




...
O ataque à mansão onde o líder da Al-Qaeda estava escondido terá começado antes, cerca das 22h30 de domingo (18h30 em Lisboa). Os detalhes ainda são escassos. Segundo as autoridades norte-americanas, a operação foi conduzida com helicópteros e durou 40 minutos.

Testemunhas ouvidas pela BBC afirmam ter visto dois ou três helicópteros a sobrevoarem a baixa altitude Abbottabad – uma cidade de cerca de 80 mil habitantes, 50 quilômetros a Norte da capital Islamabad. A presença das aeronaves terá causado algum pânico entre os habitantes, segundo a BBC.

Não é certo como os agentes norte-americanos envolvidos na operação entraram no complexo onde estava Bin Laden, cercado por muros de cinco metros de altura e com arame farpado no topo. Testemunhas locais, citadas pela BBC, afirmam que os helicópteros terão pousado fora do complexo e que alguns agentes disseram aos residentes para ficarem em casa e apagarem as luzes.

Tiros foram ouvidos a seguir, no interior dos muros do complexo. Também se viram chamas.

Segundo as autoridades norte-americanas, Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça. Houve mais quatro mortes: a do mensageiro e do seu irmão, do filho de Bin Laden e de uma mulher usada como escudo humano no tiroteio.

O corpo de Osama Bin Laden foi retirado do local pelos norte-americanos e depois sepultado no mar.

Não houve feridos entre os norte-americanos, segundo os dados oficiais. Mas um dos helicópteros teve um acidente, devido a uma falha mecânica, também de acordo com as autoridades. A versão oficial é a de que os próprios agentes das forças especiais, ao deixarem o local, destruíram posteriormente o helicóptero acidentado.

Provavelmente, foi esta a explosão que Sohaib Athar ouviu e relatou no Tweeter, logo após ter publicado a mensagem a dizer que havia um helicóptero a sobrevoar Abbottabad. Sem o saber, Sohaib Athar foi talvez a primeira pessoa a relatar em directo parte da operação em que os Estados Unidos mataram Osama Bin Laden.
Fonte: O Popular.

2 comentários:

Luciano Blues disse...

Sinceramente eu duvido. Ele vale muito mais pros EUA vivo, para um julgamento e enforcamento televisionado como foi com o Saddam.

Vi uma foto dele morto que foi comprovada como sendo manipulada no photoshop.

Agora eles têm até o teste de DNA "comprovando" a identidade do cadáver ? tinham o DNA do cara, mas não conseguiam pegá-lo ?

Tem muito caroço nesse angu.

Tyr.Marcelo disse...

@Luciano Blues
Tem muito que não bate.
Jogar o corpo no mar?

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!