segunda-feira, 25 de abril de 2011

Equidna - Bichinho diferente!

Esses bichinhos bonitos simpáticos logo ao lado são conhecidos como equidnas. São mamíferos da família dos  Tachyglossidae e suas características mais chamativas (A beleza é obvia, pula essa parte) são os pelos, bem grossos e até espinhosos e junto ao ornitorrinco é um mamífero ovíparo.É isso mesmo, põe ovos! Lembra muito os tamanduás da América do Sul e outros mamíferos espinhosos, como o porco-espinho. Seu focinho tem a função de boca e nariz, são alongados e bem finos. Para se ter uma idéia enquanto o ornitorrinco possui 40 mil eletroreceptores na extremidade do focinho a equidna possui somente 400 na ponta do focinho. Faro não é o seu forte!

Seus membros são curtos, mas tem garras grandes e são exímios cavadores. Sua boca é pequena e tem um maxilar desdentado (Pra quem não entende, quer dizer banguela!)

Alimentam-se de formigas, cupins, minhocas, besouros, larvas e vegetação rasteira. Adoram frutas podres. Tem algo a ver com a fermentação, mas isso não foi provado ainda (Só faltava essa! O bicho ser alcoólatra!)

Eles são encontrados na Nova Guiné e Austrália!






Fonte: Wikipédia

7 comentários:

Anônimo disse...

Interessante ver que uma boa parte dos animais tem nomes tirados da mitologia (especialmente a grega). Seria uma falta de criatividade dos cientistas (Céticos)? É algo que me preocupa, o fanatismo pela ciência destruir a criatividade humana.
Se eu não me engano, esse é outro mamífero que poem ovo, aliás acho que é só esse e o ornitorrinco.

SaT disse...

Me amarrei no fato de ele curtir uma brejinha de frutas, mas faro não seria quimio recepção? Aliás muito me espanta animal tenha eletro receptores se vive fora d´agua onde estes são mais úteis, explicando assim a maior quantidade deles no ornitorrinco que tem hábitos associados à este ambiente. Desculpem se falei alguma bobagem.

Tyr.Marcelo disse...

Sat
Depois que terminei de traduzir fui no Wiki ler mais. Também achei esquisito essa parte, mas resolvi manter. Biologia não é o meu forte, mas achei mesmo estranho. De qualquer forma, caso tenha algo complementar, me envia no mail que eu retifico aqui.

Abraços!

Unknown disse...

É o Knuckles do Sonic!

Barata Atômica disse...

Seria um Pokémon? KKKKKKKK

Brincadeira. Muito interessante o post! :)

Deise disse...

Os bichinhos das fotos são adultos ou filhotes? Não tenho a menor ideia, porque só vi equidnas em gravuras, nem eram fotos!

Tyr.Marcelo disse...

Make up
São filhotes.

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!