quinta-feira, 5 de maio de 2011

Paleontologia: Encontrado fóssil de formiga – extremamente – gigante!


Pra quem gosta de fósseis este post é um prato cheio! Estava lendo noticias hoje pela manhã e vi isso na Folha.com sobre este artigo e achei interessante. Os animais de eras (milhões de anos) atrás realmente deveriam ser impressionantes. Mas, não vou negar! Não reclamo de terem sido extintos. Já imaginou encontrar uma formiga desse tamanho? Cinco (5) centímetros de comprimento? É do tamanho de um beija-flor! Vejam ai a matéria.



“Quase 50 milhões de anos atrás, formigas do tamanho de beija-flores percorriam a área onde hoje se encontra o estado do Wyoming. Uma nova descoberta de fósseis revela que estes insetos gigantes podem ter atravessado uma ponte de terra do Ártico entre a Europa e a América do Norte durante um período particularmente quente na história da Terra.



Com cerca de 5 centímetros de comprimento, o modelo é uma “formiga monstruosamente grande”, avalia Bruce Archibald, paleontólogo da Universidade Simon Fraser, da província da Colúmbia Britânica, no Canadá.

A descoberta foi relatada hoje, dia 3 de maio, na revista “Procedimentos da Sociedade Real B”. Apesar de fósseis de pedaços soltos de formigas gigantes com asas já terem sido encontrados antes nos Estados Unidos, este é o primeiro espécime conhecido de corpo inteiro.
O fóssil da formiga vem de um local bem conhecido em Wyoming, chamado de Formação do Rio Verde. Porém, o objeto estava guardado em uma gaveta do Museu de Natureza e Ciência de Denver, relata Archibald. Quando um curador mostrou-lhe o fóssil, diz Archibald, ele sabia que estava olhando para algo emocionante.”

Para continuar lendo clique aqui!
Fonte: Folha.com



0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comenta ai!