sexta-feira, 1 de julho de 2011

Erupção do vulcão Puyehue – Registro histórico.

O internauta Luis Castro, da Argentina, realizou um belo trabalho reunindo imagens do vulcão chileno Puyehue e fez essa apresentação que me foi enviada via e-mail por intermédio de um amigo. Achei impressionante a quantidade informação que o Luis conseguiu juntar e achei que merece ficar registra como fonte de consulta para o futuro. Uma erupção dessa magnitude não é todo dia que se pode acompanhar de perto e muito menos com tantos detalhes para apreciar e principalmente assustar. Podem dizer que a América do Sul é o terceiro mundo, mas garanto, o vulcão é de primeira!

Dica: Clique sobre a imagem para vê-la em tamanho original.

O vulcão Puyehue na cordilheira dos Andes  adormecido durante décadas, entrou em erupção no sul do Chile, nos sábado 04 de junho de 2011


Nuvens enormes de até dez quilômetros de altura, seguidas por fortes tremores e um cheiro inconfundível do enxofre, o vulcão Puyehue , localizado perto de Osorno, no sul do Chile, perto de San Carlos de Bariloche visto no lado argentino.


O fenômeno - visível a partir de Bariloche e Villa La Angostura, na província argentina de Neuquen e Rio Negro - forçaram o fechamento do cruzamento Cardenal Samore.





A nuvem de gases e material tem uma altura de 10 quilômetros e uma largura de 5 quilômetros

O Chile declarou um alerta vermelho para todos os próximos ao Puyehue, o que levou a evacuação de cerca de 4.000 pessoas em 22 comunidades rurais.





O Centro de Geologia do Chile e Serviço Nacional de Mineração advertiram na terça-feira 07 junho que é provável que o vulcão comece a ejetar lava nas próximas horas.

Dezenas de cidades na Argentina, Uruguai e Paraguai foram afetadas pela chuva de cinzas. Mais de cem vôos foram suspensos nesses países e Chile.



San Carlos de Bariloche e Villa La Angostura foram as cidades mais atingidas do lado argentino.




San Carlos de Bariloche eml 5 de junio de 2011



Relâmpagos e nuvens de cinzas  - 05 de junho de 2011










Uma nuvem de cinzas do vulcão Puyehue deixando, perto de Osorno no sul do Chile, 870 km ao sul de Santiago, 05 de junho de 2011.

San Carlos de Bariloche


O vulcão Puyehue  emitiu uma nuvem de cinzas que chegaram a Bariloche, na Argentina.





A última erupção ocorreu em 1950, após o trágico terremoto de 9,5 graus que abalou a cidade de Valdivia














Criação: Luis Castro

Tradução: Tyr


Indicação: Evil