É um post longo! Então é melhor não ter pressa. Há exatamente um ano um amigo (Emílio) me enviou esse material que estava originalmente em Espanhol. É um material bom e interessante. Contém as informações sobre a engenharia envolvida na construção do navio Titanic, imagens de como foram feitas determinadas peças e sua montagem, e um pouco da história do engenheiro que criou o projeto.
Fala também do capitão que desafortunadamente conduziu o maior navio da época para também, um dos maiores desastres marítimos da história.
Espero que gostem. Eu mesmo fiquei impressionado.
Dica: As imagens foram redimensionadas para poderem ser postadas, mas basta clicar sobre elas para ver em tamanho ampliado!Fala também do capitão que desafortunadamente conduziu o maior navio da época para também, um dos maiores desastres marítimos da história.
Espero que gostem. Eu mesmo fiquei impressionado.
Nacionalidade: | Britânico |
Armador: | White Star Line |
Constructor: | Harland and Wolff Yards (Belfast) |
Construção da quilha | 31 de março de 1909 |
Lançamento ao mar | 31 de maio de 1911 |
Viagem inaugural: | 10 de abril de 1912 |
Peso: | 46.329 t. |
Comprimento: | |
Arco: | |
Planta propulsora: (motores) | 29 Calderas "Huge", 2 máquinas alternativas de 4 cilindros de tripla expansão e 1 turbina Parsons de baixa pressão. |
Hélices: | Das laterais 3 palhas e uma central de 4 palhas. |
Velocidade máxima: | 25 nós |
A White Star Line foi fundada em Liverpool em 1850 por John Pilkington e Henry Threlfall Wilson, e sua frota de inicial era de navios "charter” operando principalmente em negociações relacionadas com as minas de ouro da Austrália.
Em1902 a International Mercantile Marine Co. (IMM), um fundo liderado pelo EUA Transporte J, cujo seu maior acionista era J. Pierport Morgan comprou a White Star Line por cerca de 25 milhões de dólares em ouro, passando a ser controlada principalmente pelos interesses americanos.
Os navios permaneceram sob a bandeira britânica e a tripulação foi também composta por mexicanos.
J. Bruce Ismay aos 41 anos de idade se torna presidente e diretor geral da International Mercantile Marine, com o apoio total de J. P. Morgan.
O presidente da Harland & Wolff, William J. Pirrie, presidente dos estaleiros Harland & Wolff também se torna uns dos diretores da International Mercantile Marine
Em 1907, numa festa em Londres na mansão do canadense William J. Pirrie, J. Bruce Ismay propôs iniciar a construção dos dois barcos de grande porte (mais tarde acrescentou mais um) super vapores da classe Olympic, com o propósito de competir com o luxo, tamanho e velocidade na viagem transatlântica e mais especificamente derrubar a Cunard Line na travessia do Atlântico. Naquele ano, a Cunard Line havia lançado os navios Mauritânia e Lusitânia.
Esses navios tinham 30.000 toneladas e um comprimento de232 metros , a potência era de 70.000 hp’s e a velocidade superior a 26 nós.
Em
Os navios permaneceram sob a bandeira britânica e a tripulação foi também composta por mexicanos.
J. Bruce Ismay aos 41 anos de idade se torna presidente e diretor geral da International Mercantile Marine, com o apoio total de J. P. Morgan.
O presidente da Harland & Wolff, William J. Pirrie, presidente dos estaleiros Harland & Wolff também se torna uns dos diretores da International Mercantile Marine
Em 1907, numa festa em Londres na mansão do canadense William J. Pirrie, J. Bruce Ismay propôs iniciar a construção dos dois barcos de grande porte (mais tarde acrescentou mais um) super vapores da classe Olympic, com o propósito de competir com o luxo, tamanho e velocidade na viagem transatlântica e mais especificamente derrubar a Cunard Line na travessia do Atlântico. Naquele ano, a Cunard Line havia lançado os navios Mauritânia e Lusitânia.
Esses navios tinham 30.000 toneladas e um comprimento de
Esses navios foram construídos com uma concessão do governo britânico de 2.500.000 libras com a condição de que eles sempre seriam propriedade britânica e estariam disponíveis para o país em tempo de guerra.
Os planos foram aprovados em Belfast, o dia 29 de julho de 1908 por J. Bruce Smay e outros diretores da White Star.
O nível geral de distribuição reflete a mais moderna arquitetura naval, incluindo a divisão do casco em uma série de compartimentos estanques.
Também foi projetado um espaço grande a ser ocupado pelas caldeiras e motores, e 4 chaminés, sendo 3 funcionais e a quarta falsa, sem estar ligada às caldeiras. Estava posicionada acima do hall da turbina e sua função era de aumentar o prestígio e a estética do barco.
O nível geral de distribuição reflete a mais moderna arquitetura naval, incluindo a divisão do casco em uma série de compartimentos estanques.
Também foi projetado um espaço grande a ser ocupado pelas caldeiras e motores, e 4 chaminés, sendo 3 funcionais e a quarta falsa, sem estar ligada às caldeiras. Estava posicionada acima do hall da turbina e sua função era de aumentar o prestígio e a estética do barco.
J. Bruce Ismay
Maquete do Titanic
Antes de iniciar a construção dos navios Olímpic e do Titanic é necessário construir dois pavilhões enormes.
Em 31 de julho de 1908 foi assinado o contrato para a construção nos estaleiros em Belfast do Olympic, Titanic e o Britannic, esse adicionado posteriormente. O custo total de cada barco seria de 1.500.000 libras , ou cerca de $ 7.500.00. Esse valor foi impressionante para a época se considerarmos que um operador do estaleiro ganhava 2 libras por semana, ou seja, 8 libras ao mês, perfazendo 96 libras por ano. Edward J. Smith, capitão do Titanic, o funcionário mais bem pago na época recebeu em pagamento, 1000 libras por ano.
As decisões finais sobre o projeto, equipamentos e decorações são feitas por J. Bruce Smay.
As decisões finais sobre o projeto, equipamentos e decorações são feitas por J. Bruce Smay.
Em 31 de maio de 1908 a quilha esteja assentada n º 401, no estaleiro Harland & Wolff. Começa a construção do Titanic.
Para a construção dos Olímpic e do Titanic foi construído um estaleiro enorme . A estrutura foi equipada com um guindaste, e quatro elevadores elétricos, pesa cerca de 6.000 toneladas e tinha uma altura de 65 metros .
Aqui vemos o Olímpic, em construção avançada, e o Titanic no inicio.
Trabalhadores deixando os estaleiros. Ao fundo o Titanic
Naquele tempo de trabalho da H & W foi utilizada a mão de obra de 15.000 pessoas,
dos quais mais de 3.000 trabalhavam na construção do Titanic
A âncora
Transporte de uma das âncoras
Construção das caldeiras.
As caldeiras prontas antes de serem instaladas
(Comparadas com uma pessoa que esta abaixo logo ao fundo)
Instalação das caldeiras.
Unidade de refrigeração
Distribuição interior da chaminé.
Chaminé na saída da fabrica.
A planta de propulsão do Titanic. O vapor de exaustão alternativo das máquinas expandido através de uma turbina de baixa pressão, dirigindo o centro da hélice. Este sistema proporciona mais potência sem aumentar o consumo de carvão.
Montagem de uma das máquinas.
Virabrequim
Rotor das turbinas
Carcaça da Turbina
Gerador elétrico
Localização do eixo.
O leme.
Mestre do leme.
Sistema servomotor.
A única imagem do interior do Titanic em construção. Cobertura “C”
Cobertura “C”
Vista lateral do casco.
Em 31 de maio de 1911 o casco do Titanic está pronto. Mais de 100.000 pessoas foram testemunhas do fato. É o maior objeto em movimento, (junto com o Olympic) já construído pelo homem.
Com269,06 metros de comprimento, 16 compartimentos à prova d'água, casco duplo e portas à prova de água acionadas eletricamente ele logo ganha a fama de insubmersível.
Para o navio deslizar através dos stands do estaleiro foi utilizado 22 toneladas de sabão, sebo e óleo. A pressão do casco sobre a grade foi estimada em150 kg por cm2.
A data da primeira viagem do Titanic é atrasada devido à necessidade de utilizar trabalhadores no reparo do Olympic, que já havia sido lançado ao mar e colidira com o cruzador da marinha real Hawke.
Oficialmente a data da viagem inaugural do Titanic fica marcada para 10 de abril de 1912.
Com
Para o navio deslizar através dos stands do estaleiro foi utilizado 22 toneladas de sabão, sebo e óleo. A pressão do casco sobre a grade foi estimada em
A data da primeira viagem do Titanic é atrasada devido à necessidade de utilizar trabalhadores no reparo do Olympic, que já havia sido lançado ao mar e colidira com o cruzador da marinha real Hawke.
Oficialmente a data da viagem inaugural do Titanic fica marcada para 10 de abril de 1912.
Convite para o lançamento do Titanic.
A seguir a seqüência do seu lançamento.
Alivio geral! Em 62 segundos, o Titanic passou de uma estrutura de aço preso à terra de um navio flutuando em seu ambiente natural.
Sem os seus motores, caldeiras, máquinas, chaminés, suprimentos e acessórios, o Titanic tinha dominado as águas.
Em 03 fevereiro de 1912 é o Titanic encalhou em um dique seco nas docas Thopson em Belfast. Alguns dos técnicos responsáveis pela montagem final ao vivo a bordo do barco.
Com 3 hélices, a lâmina 4 (central) com um diâmetro de 5 metros, é alimentado por uma turbina Parsons. Os duas exteriores são compostas de três, com um diâmetro de 7 metros, e é alimentado por quatro cilindros de motores alternativos, a maior construída até então.Estes foram colocados após o lançamento ao mar em doca seca, como mostrado nas fotos a seguir.
Titanic em ambiente seco.
O Titanic nas docas. Nota-se que ainda falta a falsa chaminé.
Em 2 de abril, às 06:00 horas, começam os testes de mar. Com o auxílio de rebocadores, cruzando o Canal Victoria de Belfast Lough. Uma vez no mar são testados vários equipamentos, incluindo a rádio.
Testes de velocidade são feitos e manobra.
Foram feitos testes importantes de detenção, para o qual o navio está navegando a 20 nós, parada de máquina e reversão para a ré completa.
Este teste mostra como o Titanic navega a essa velocidade. Seria preciso de aproximadamente duas milhas para parar o seu arranque.
Lembre-se que quando viram o iceberg, fizeram-no cerca de 450 metros da proa, quando o barco está a cerca de 21 nós, tornando-o fisicamente impossível que eles pudessem parar antes da colisão.
Ponte de comando
O tombadilho
Detalhe do casco a estibordo
Detalhe do casco a bombordo.
Uma pelicula feita na data do lançamento.
Edward J. Smith era o capitão de muitos anos na White Star Line e, possivelmente, o funcionário mais experiente do Atlântico Norte. Ele tinha estado no comando do Adriático, empresa transatlântica e do Olimpic. Ele tinha 38 anos de experiência na White Star Line e tinha um registro de um excelente serviço. Curiosamente, em todos os seus anos de carreira nunca teve problemas sérios.
Ultima fotografia do capitão Edward J. Smith
Lembrando que em 2012 completaremos 100 anos desse caso.
Nota:[1] A tradução foi feita por mim do Espanhol! Caso encontrem alguma inconsistência queiram me informar.
Nota:[1] A tradução foi feita por mim do Espanhol! Caso encontrem alguma inconsistência queiram me informar.
Nota[2]: Talvez algo referido as datas seja diferente do que esta na Wikipédia. Mas resolvi manter.
1 comentários:
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